Informação aos Revisores

INSTRUÇÕES

Revisão por pares

A revisão por pares auxilia a Revista da Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras a tomar uma decisão editorial, baseando-a em processos  de qualidade exigidos aos  artigos a serem publicados. Informa-se que o processo de revisão é realizado por dois revisores, de forma cega (double blind peer review). Os manuscritos submetidos são avaliados por dois revisores no tempo útil de 60 dias.

No caso do revisor ter algum interesse declarado no tema relevado no manuscrito, deve o revisor informar os Editores da recusa da revisão, informando sobre o tipo de relação cujo o interesse pode ser afetado na publicação do artigo. 

ORIENTAÇÕES ÉTICAS:

– Qualquer revisor que não se sinta qualificado a rever o manuscrito, deve informar de imediato os Editores

– Os manuscritos revistos devem omitir o nome dos revisores

– Os manuscritos não devem ser partilhados por outros pares

– Os revisores devem identificar sempre trabalhos publicados que não tenham sido citados pelos autores, devendo essas observações terem sido alvo de publicação, serem acompanhadas da respetiva citação

– O processo de revisão é confidencial e não deve ser utilizada para uso pessoal

– Os revisores devem recusar os manuscritos com os quais se sintam envolvidos, isto é, possuam conflito de interesse resultante de colaborações, relações pessoais ou oposição com os autores e instituições ligadas ao manuscrito

– Os manuscritos deveram ser avaliados de forma objetiva e imparcial

PROCESSO DE REVISÃO

Os revisores devem avaliar o manuscrito de forma construtiva e didática, devendo os mesmos premirem-se pela honestidade nos comentários ao manuscrito. Devem auxiliar sempre que possível o tipo de escrita (e.g., concisa, clara, correta) conforme as normas de Vancouver. Os revisores devem recorrer a um discurso positivo, referindo quais os pontos fortes e menos fortes em cada secção do manuscrito, sugerindo modificações que possam fortalecer o manuscrito, tornando-o mais científico.