Sobre a Revista

Revista da APEO é uma publicação periódica, de acesso livre, peer reviewed, editada pela Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras e tem como objetivo divulgar conhecimento científico produzido no campo específico da saúde sexual e reprodutiva,  Todos os artigos devem ser cientificamente relevantes, originais e com interesse para o progresso científico, a promoção da saúde, a educação em saúde, a eficácia dos cuidados de saúde e tomada de decisão na área da saúde sexual e reprodutiva. 

A revista não cobra quaisquer taxas ou taxas de processamento de artigos pela publicação de um artigo.

Tipos de Publicação aceites: 

1. Estudos Observacionais. 

2. Estudos Experimentais. 

3. Revisões da literatura. Artigos de síntese da literatura que contribuam para a generalização do conhecimento. 

4. Estudos de caso. Estudos de caso considerados relevantes. 

5. Ensaios teóricos. Ensaios, reflexões profundas sobre temas específicos, sínteses de múltiplas abordagens próprias, onde se adiciona uma forte componente literária à argumentação científica, filosófica ou de outra natureza.  

6. Cartas ao editor. Nesta seção podem ser considerados dois formatos: 1) análise de uma edição ou tema, sendo que, o editor sugere alguém de referência para se pronunciar sobre as publicações; 2) outro formato consiste na possibilidade de comentar ou contestar resultados de determinado artigo de uma publicação anterior.

 O periódico recebe contribuições nos idiomas português, inglês ou espanhol. É dirigido a estudantes, investigadores e profissionais das ciências da vida, ciências da saúde e área da educação, com interesse nos fenómenos relacionados com a saúde sexual e reprodutiva. 

 

Direitos de Autor e Licenciamento

Todo o conteúdo da revista é propriedade da APEO, ficando os direitos autorais reservados à mesma.  Aos autores é reservado o direito de disponibilizarem os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que corretamente referenciados.

Relativamente à utilização por terceiros a RAPEO rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – Uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras Derivadas (cc-by-nc-nd)”. https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt 

É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir conteúdos de outras publicações.

Todo e qualquer material previamente publicado e protegido por direitos autorais (ilustrações, figuras, tabelas, entre outros), deve ser acompanhado de permissão escrita para reprodução dos detentores dos direitos autorais. Eventuais conflitos relacionados com direitos autorais são da exclusiva responsabilidade dos autores, não sendo nunca a RAPEO responsável por processos indeminizatórios judiciais ou extra judiciais no quadro legal em vigor.

Os autores devem garantir que o trabalho é inédito e está a ser enviado com exclusividade para a Revista da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras. Os autores concordam que, em caso de aceitação do artigo, os direitos autorais a ele referentes passarão a ser propriedade exclusiva desta revista. Esta aceitação deve ser realizada na ato de submissão do artigo.

 

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Acesso aberto 

A RAPEO é uma revista de acesso aberto, sendo que todo o seu conteúdo está disponível de forma imediata e gratuita, sem custo para o usuário ou para a sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI (https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai-10-translations/portuguese).