Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço duplo; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

1 – Condições prévias - Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens apresentados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Os artigos devem ser inéditos e não devem estar a ser avaliados para publicação por outra revista. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word e não ultrapassam 2MB.

2 - Redação - os artigos devem ser redigidos de maneira objeciva, com linguagem adequada ao estudo, bem como ressaltando a terminologia científica condizente. Devem evitar o uso da primeira pessoa “o meu estudo...”, ou da terceira pessoa do plural “percebemos...”, pois no texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular.

3 - Autoria - o conceito de autoria está traduz-se na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como AUTORES (máximo de 6), no que se refere, sobretudo, à concepção e planeamento do projeto de pesquisa, obtenção ou análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica.

4 - Formatação - os manuscritos devem ser produzidos em editor de texto word:

    a) 20 páginas (máximo), página de rosto, resumo, abstract, resumen (todos com descritores), agradecimentos e referências (Estilo Vancouver), digitadas em uma só face, em papel A4 (21cm x 29,7cm), espaço duplo.

    b) Fonte Arial, tamanho 11, justificado, espaço duplo, margens 2cm.

    c) Páginas numeradas no ângulo superior direito a partir da página de identificação.

    d) Início de parágrafo com 1,25 cm cada (ou 1 TAB).

5 – Estrutura – Sem prejuizo dos diferentes tipos de trabalho que possam ser apresnetados (ex: nota prévia, informativo, relato de experiência, qualitativo), a estrutura do artigo é composta pelos aspectos a seguir referidos:

5.1 - Página de rosto – deve respeitar os seguintes aspectos:

  1. a) Título do artigo em português, inglês e espanhol, centrados, com espaço duplo, apenas com a primeira letra em maiúscula (salvo nomes próprios. Não usar SIGLAS).
  2. b) Nome/s completo/s do/s autor/es, colocando abaixo do nome, separado por pontos: categoria profissional, formação, maior grau académico, instituição a que pertence(m) e e-mail. No autor responsável para troca de correspondência deverá acrescentar: endereço completo, telefone e/ou fax. No casos em que se aplique e convier pode acrescentar o tipo de auxílio e nome da agência financiadora.
  3. c) Se elaborado a partir de tese, dissertação ou monografia: título, ano e instituição onde foi apresentada, devendo o nome do orientador deve ser incluído como autor.

5.2 - Resumos - apresentados em português, inglês e espanhol, , entre 150 e 200 palavras, espaço duplo. Deve adoptar o estilo narrativo, iniciando o texto após os seguintes termos: Objetivo: Método: Resultados: Conclusão:

5.3 - Descritores - colocados a seguir ao respectivo resumo, entre três (3) a cinco (5) termos que identifiquem o tema, limitando-se aos descritores recomendados nos Descritores em Ciências da Saúde [DeCS], traduzido do Medical Subject of Health  MeSH, e apresentado gratuitamente pela BIREME na forma trilingue, na página URL: http://decs.bvs.br , seguido do sinal de dois pontos (:), com iniciais em minúsculas e separados por ponto e vírgula (;) . 

5.4 - Texto ― os textos de manuscritos originais, estudos de casos clínicos, de revisões de literatura sistemática e integrativa devem apresentar: 1) Introdução; 2) Objetivo; 3) Método; 4) Resultados; 5) Discussão; 6) Conclusão; 7) Agradecimentos (opcional); 8) Referências (Estilo Vancouver). As outras categorias de artigos terão estrutura textual livre, contudo as REFERÊNCIAS são origatórias.

1) Introdução ― deve ser breve, definir claramente o problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento, fornecendo referências estritamente pertinentes.

2) Objetivo – referir nos resumos e na introdução, iniciando com o verbo no infinitivo.

3) Método – aplica-se em particlar aos seguintes tipos de artigos, com as devidas especificações.

  1. a) Manuscritos Originais e Relatos de Casos Clínicos - devem descrever o método e tipo de estudo, a população, a amostra, os critérios de seleção da amostra, o instrumento de colheita de dados, os procedimentos para a colheita e análise dos dados. Sempre que possível deve ser indicado o nome do Comité de Ética a que foi submetido o estudo.
  2. b) Revisões Sistemática e Integrativa de Literatura - tipo de estudo, os procedimentos adoptados para a revisão: as estratégias de busca, selecção e avaliação dos artigos, esclarecendo a delimitação e limites do tema. (Nos resultadosdevem conter uma análise comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa e devendo conter conclusões).
  •  4) Resultados - devem descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações ou comparações e o texto deve complementar mas NÃO REPETIR o que está descrito em tabelas e figuras.

    1. a) Tabelas - devem ser elaboradas a preto e branco, inseridas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte superior, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, conteúdo em fonte 10 com a primeira letra em maiúscula, apresentadas em tamanho inferior ao A4. O conteúdo explicativo deve ser colocado em notas, abaixo da tabela, não no título. Explicar em notas todas as abreviaturas não padronizadas usadas.
    2. b)  Ilustrações- fotografias, desenhos, gráficos e quadros são considerados Figuras, as quais devem ser elaboradas para reprodução a preto e branco. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, a primeira letra da legenda em maiúscula.
    3. c) Citações― as citações serão identificadas no texto por suas respectivas numerações sobrescritas, sem a identificação do autor e ano, sem uso do parênteses e colocado após o ponto final, quando convier (vide exemplo)*. Números sequenciais devem ser separados por hífen; números aleatórios, por vírgula.
      d) Depoimentos: na transcrição de comentários ou de respostas, seguir as mesmas regras das citações, porém em itálico, com o código que representar cada depoente entre parênteses. 

    5) Discussão ― deve conter comparação dos resultados com a literatura, as limitações da pesquisa e a interpretação dos autores, realçando os aspectos novos e importantes do estudo.

    6) Conclusão - relacionar as conclusões com os objetivos do trabalho, evitando afirmações não apoiadas pelos achados e incluir recomendações, quando pertinentes.
    7) Agradecimentos - devem ser breves e objetivos, somente a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo. 

    8) Referências - A APEO adota os "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas", publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver, disponível no site: http://www.icmje.org ou http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html  (versão traduzida em português).

    6 -  Avaliação - será feita numa escala de 0 a 10 convertida em três possibilidades:

    • 10 - Favorável: o manuscrito é aceito para publicação sem nenhuma alteração ou com pequenas alterações, as quais podem ser feitas pela Editoria da Revista. O trabalho não necessitará retornar ao autor. As pequenas alterações devem estar indicadas no parecer.
    • 5 a 9 - Favorável, desde que atendidas as reformulações indicadas neste parecer e/ou anotadas no texto: a proposta de publicação deve ser revista pelo autor. As recomendações devem ser acompanhadas de sugestões detalhadas que orientem o autor sobre os elementos a serem observados para melhorar a apresentação do trabalho.
    • 0 a 4 - Desfavorável: o manuscrito não deve ser aceite para publicação. Isto porque deve ser completamente reformulado de acordo com as justificativas apresentadas no parecer. Em quaisquer uns desses casos, o autor será comunicado. Os manuscritos recusados podem ser submetidos novamente como nova submissão, iniciando outro processo de julgamento por pares.

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